quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A VIDA CRISTÃ COM EXCELÊNCIA

ESCOLA BÍBLICA DE LISBOA.
19 a 22/07/2012.

TEMA: A vida Crista com excelência.

TEXTO BÍBLICO: Fp 1. 9 E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento,
10 para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo;
11 cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

INTRODUÇÃO: A ciência e a política tem inspirado os homens a grandes alvos; mas, de outras vezes, a alvos destrutivos e prejudiciais, a fé cristã seria e deveria ser uma inspiração para buscarmos a excelência a espiritual.
Excelência: Grau máximo de bondade, qualidade ou perfeição; título ou tratamento que se da a pessoas que ocupam posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico e profissional. É algo de superior qualidade ou alguém com posição de nobreza e honra.
A palavra Excelência é oriunda do Latim (excellentia) significa superioridade de qualidade; especialidade; primazia. Ainda puxando para o grego, embora, como já citado sua origem esteja no Latim, seu prefixo “EX” significa Movimento para fora; posição exterior.
A fé cristã tem uma elevada ética, ao mesmo tempo em que a sua mensagem alude a total depravação do homem. Por esse motivo, torna-se necessária a doutrina da graça divina, de tal modo que os homens possam saber que ha um ministério do Espirito Santo, que pode ajudá-los a buscarem a excelência, no desenvolvimento na vida cristã.
A excelência na vida cristã pode ser definida quando pelo Espirito Santo mediante a graça de Deus temos o nível de qualidade de fé e serviço; qualidade de fé em adoração e obediência a Deus e serviço de qualidade na obra de Deus e para o próximo. Todos nós queremos servir a Deus com excelência. Naturalmente, excelência é fazer bem feito, com arte, beleza, criatividade, técnica e da melhor forma. Mas, para Deus, o melhor não é necessariamente o campeão, ou que ganhou a medalha, reconhecido por todos. Para Deus,
o melhor é o melhor que você pode fazer por Ele mediante a graça que ele nos da pelo seu Espirito. A excelência começa no zelo, no fazer o melhor, e na dedicação, mas ela termina na manifestação da presença de Deus. Em qualquer coisa que tenha a glória de Deus, o selo da sua presença, é excelente. Pois a manifestação da glória significa que houve a aprovação de Deus. E, se Ele aprovar, interessa o que o homem diz?
Somos o que repetidamente fazemos, A excelência, portanto, não é um feito, mas um hbito e uma melhoria constante.
Efésios 4. 8: Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

I. MEIOS QUE NOS CONDUZ PARA A EXCELÊNCIA NA VIDA CRISTA.
Fp 1.9,10.

1. O amor.
Rm 12. 9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

2. O conhecimento.
2 Pd 1. 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; 3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude.
2 Pd 3. 18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

3. A percepção espiritual.
1 Cor 2. 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

4. O poder de escolha.
Fp 1. 10 Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo.

II. PARTICIPAR DA NATUREZA DIVINA E A MAIOR EXPRESSÃO DA EXCELÊNCIA NA VIDA CRISTÃ.

2 Pd 1. 4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

1. Foi nos doado a capacidade de viver a excelência na vida crista.
2 Pd 1. 3 Visto como, pelo o seu divino poder, nos tem sido doado todas as coisas que nos conduzem a vida e a piedade, pelo o conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria gloria e virtude.

2. Foi nos doado um propósito de excelência.
2 Pd 1. 4 Pelas quais nos tem doadas as suas preciosas mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que ha no mundo.

III. A EXCELÊNCIA NA VIDA CRSITÃ DEVE SER UMA BUSCA PROGRESSIVA E CONSTANTE.

2 Pd 1. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

1. A busca com uma visão, missão e um alvo.
Fp 3. 12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

2. A gloria da graça é maior e progressiva.
2 Cor 3. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

IV. ATRIBUTOS QUE DEVE EXISTIR EM NOSSA VOCAÇÃO.

2 Pd 1. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo; 10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

1. Vocação e chamado.
Ef 4. 1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.

2. Atributos associado a vocação.
2 Pd 1. 5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

V. A DIFERENÇA QUEM VIVE A VIDA CRISTA COM EXCELÊNCIA E O QUE NAO VIVE.
2 Pd 1. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

1. Leias da excelência que a geração de Malaquias quebrou.
  
Ml 3. 18 Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.
Deus só aceita aquilo que é feito com excelência. Pode até parecer que sim, mas não é possível servi-lo de outra forma, somente com excelência. A Palavra do Senhor diz em Malaquias que qualquer homem que viesse oferecer algo a Deus – e no Velho Testamento oferecer algo a Deus era sinônimo de oferecer sacrifício – deveria oferecer o melhor. A Palavra diz que qualquer que, tendo no seu rebanho, macho sem defeito, promete e oferece para Deus outro com defeito, o que não era o melhor, este não é aceitável diante de Deus.
Por isso, Deus só aceita o melhor do rebanho, a melhor rês, o macho campeão. O Senhor só aceita se for oferecido o melhor, com excelência. Se eu vou pregar, tenho que fazer o meu melhor. Você sabe quando a unção de Deus vem no nosso meio? Quando nós lhe ministramos o nosso melhor louvor. Isso é perceptível em nossas vidas. O que o Senhor fala em sua vida? “Bucar-me eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração.” Ora, todo o vosso coração é a excelência. Qualquer coisa menos que todo vosso coração, para Deus, não é excelência, e Ele não aceita.

2. Maria e a excelência do seu serviço a Cristo.
Mc 14. 3 E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça. 4 E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de ungüento? 5 Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. 6 Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra. 7 Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes. 8 Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. 9 Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.

CONCLUSÃO: Se realmente entendermos que a excelência na vida cristã esta além de uma mera qualidade humana, mais sim em um serviço para com Deus sua obra e o próximo eu tenho que viver acima da média, deixa de ser um servo inútil para fazer sempre além conforme a capacidade que me foi doada pela a graça de Deus pelo o seu Espirito, vamos nos desafiar diariamente para que a excelência se torne um estilo de vida que agrade os princípios de Deus para sua igreja e para a minha vida pessoal.
1 Tss 4. 1 Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. 2 Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.

Do vosso servo Pr Antonio Marcio da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?