terça-feira, 24 de julho de 2012

O Cristão e a Cidadania: Educação e Temor a Deus



O desenvolvimento de uma nação não deve ser entendido como fruto do acaso ou algo que dependa apenas da boa vontade e disposição de pessoas. É preciso haver a conscientização de que somente a boa intenção, os desejos ou a motivação não são suficientes para promover avanços e conquistas.


O Estado que reconhece essa necessidade, investindo na educação, na capacitação e no acesso à informação, colherá os rendimentos. Já que, em tese, os emancipados pela luz do conhecimento retribuem de forma qualificada e sustentável, ajudando a promover o crescimento de sua nação e, por vezes, de toda a sociedade mundial.


Na Bíblia, vemos o exemplo do rei Salomão à frente de Israel. Neste aspecto, ou seja, de investir na educação e qualificação de pessoal, ele é uma boa referência. Durante sua gestão, obteve resultados espetaculares, sobretudo de paz e desenvolvimento econômico.


 Uma das razões a serem destacadas como fruto deste sucesso administrativo e político é que, além da sabedoria de alto nível para os padrões de sua época, os textos bíblicos sugerem que Salomão fazia investimentos na qualidade e em capacitação profissional e cultural de seu povo.
                                         Salomão falou assim a Hirão, rei de Tiro: "Porque tu sabes bem que entre nós não há quem saiba cortar madeiras como os sidônios. (...) O rei Salomão decretou uma leva de pessoas em todo o Israel, e a leva era composta por trinta mil homens, os quais enviavam ao Líbano dez mil por mês." (I Reis 5. 6, 13,14 versão RV). Essa passagem sugere um intercâmbio cultural em que pessoas de Israel eram enviadas para aprender certas técnicas. Posteriormente, propagavam aquele conhecimento entre seu povo. Esse era um dos segredos do sucesso da gestão salomônica. O temor a Deus e a educação são os principais pilares do desenvolvimento e da justiça social.
 By: Samuel Macedo Alves
https://www.facebook.com/SamuellMacedo

Um comentário:

O QUE VOCÊ ACHOU?